Uma igreja santa para O Deus Santo |
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. (Ef 5:25-27) A Igreja de Jesus Cristo é descrita na Bíblia de muitas formas; destacamos duas: noiva e mulher ou esposa. O texto bíblico acima não deixa dúvida: A noiva e futura esposa de Cristo não é uma mulher perfeita. Ela tem muitos problemas: É cheia de máculas, rugas e defeitos. Exatamente por não ter sido contaminado pelo pecado, o Senhor Jesus Cristo é o padrão de noivo e de marido. Como noivo e futuro marido, Ele sabe dos problemas de sua noiva e futura esposa. Ele a ama incondicionalmente! Ele a quer com todos os seus defeitos. Contudo, Ele se recusa a deixá-la como está. Para tanto, ele pagou na cruz um altíssimo preço para santificá-la, purificá-la e lavá-la, a fim de apresentar a si mesmo igreja gloriosa, (...) santa e sem defeito. (Ef 5:27) A primeira parte da obra de Cristo (a fase do namoro) é chamada de Justificação, quando incondicionalmente ele a amou e se entregou por ela mesma sabendo que era cheia de máculas, rugas e defeitos. A segunda parte (a fase do noivado) é chamada de santificação, quando seu amor incondicional dá condições a ela de reagir positivamente ao seu amor de forma que as máculas, as rugas e os defeitos vão sendo eliminados gradualmente. E a terceira parte (a fase do casamento) é chamada de Glorificação, quando as máculas, as rugas e os defeitos já não mais existirão, pois ela será perfeita como ele é. A relação de Cristo e sua Igreja está na fase do meio, ou seja, a da santificação, sem a qual, a noiva nunca se casará com o Noivo (Hb 2:14). Por ser a santificação uma exigência inegociável do Noivo, a noiva precisa levar a sério o fato de que é sua obrigação se purificar e se lavar na pureza e na água que advém do futuro Marido. Isso quer dizer que ela não pode se auto-purificar nem se auto-lavar; ela só poderá ser pura e limpa se estiver totalmente ligada no Noivo (Jo15:1-8). Para tanto, a futura esposa de Jesus precisa conhecer, urgentemente, à luz da Palavra de Deus, o conceito, o começo, o processo, a parceria, a amplitude, o desfecho e a insistência que deve ter quanto à santificação pessoal. Em seguida, deve se esforçar para praticar esses princípios espirituais de forma progressiva, até o dia do tão esperado casamento. |
IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA EM ITABAIANA
ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA MISSIONÁRIO ANDRÉ PEREIRA NASCIMENTO.
Romanos 8:38-39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:38-39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário